Nossa loja disponibiliza todos os títulos da Globus Editora, literatura, Negócios, Educação e Cultura, Finanças, Saúde e também informa sobre os novos LANÇAMENTOS. Aproveite e adquira nossos títulos. Equipe Globus
Autor: FRANCISCO SOUSA
Certamente a Educação é um dos grandes temas que constantemente entra em debate na academia e na mídia. Esforços em tentar compreender os mecanismos da política educacional são vastos. Neste sentido, a obra “OS TEMPOS DO IMPÉRIO” traz uma contribuição fundamental para elaboração de um novo debate sobre a história da educação no país.
Levando em conta as principais mudanças na política educacional, a partir de 1879, o livro não se restringe apenas a este fato, na verdade, retoma tempos anteriores que fornecem subsídios comprobatórios de que os ideais propostos pela reforma do Ministro dos Negócios do Império, Carlos Leôncio de Carvalho, eram princípios forjados anteriormente pela elite engajada na transformação da sociedade brasileira.
Os séculos XVIII e VIX foram marcados pela tentativa de centralização do Estado e pela repressão dos movimentos que contestavam a política da época. Neste período também, o apelo positivista, a busca pelo progresso econômico e os ideais libertários também fazem um contraponto ao modelo imperial centralizador. De acordo com a literatura e documentos da época o Ensino Livre seria uma forma de fomentar os princípios liberais, principalmente os “vivenciados” nos Estados Unidos. A obra abrange essencialmente este contexto histórico e demonstra nitidamente que poucas foram as experiências de um Ensino (realmente) Livre. Na verdade, pouquíssimas ideias no âmbito político, econômico e educacional, importadas dos Estados Unidos e da Europa foram aplicadas no Brasil. Por este fato, esta obra preenche uma lacuna entre o debate sobre estes temas no período do Império.
Enriquecendo o debate, Francisco Alencar traz algumas aproximações interessantes sobre “Edifícios escolares: da casa à escola” – que aponta até mesmo disputas econômicas entre os proprietários de espaços utilizados por escolas – ; e “Educar corpo e Alma” – descrevendo sobre a ênfase na higienização da sociedade mediante ao contexto urbano e com alta densidade demográfica.
Por fim, o livro traz uma lista extensa de documentos que foram utilizados em sua elaboração, proporcionando além de caráter exploratório um caráter catalográfico para todos que desejam explorar sobre a história da educação no país e as sobras do Império.
Leandro Ortunes
Outono de 2015
Nossa loja disponibiliza todos os títulos da Globus Editora, literatura, Negócios, Educação e Cultura, Finanças, Saúde e também informa sobre os novos LANÇAMENTOS. Aproveite e adquira nossos títulos. Equipe Globus